Presidente Lula participa da inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, no Espírito Santo

Após anos de espera, os capixabas finalmente podem contar com um empreendimento de grande porte que vai melhorar a vida de quem passa pela BR-101/ES. O Contorno do Mestre Álvaro, no município de Serra, no estado do Espírito Santo, foi inaugurado nesta sexta-feira (15/12). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração, juntamente com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes e Ministro interino dos Transportes, George Santoro; do Senador e Ministro dos Transportes licenciado, Renan Filho, entre outras autoridades.

O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. A expectativa é que o empreendimento reduza o tráfego em até 35% na região de Serra. Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101/ES.

Cerca de 2 milhões de pessoas, abrangendo toda a Região Metropolitana de Vitória (incluindo Serra e Cariacica), serão beneficiadas. Depois de concluído, é esperado que passem pelo Contorno do Mestre Álvaro mais de 15.000 veículos por dia, encurtando o tempo de viagem até pela metade.

Ainda durante o evento, os Correios lançaram um selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à conclusão e entrega da obra. O presidente dos Correios, Fabiano Silva, participou do lançamento oficial. As artes foram desenvolvidas pela equipe do núcleo de Comunicação do Governo do Espírito Santo. Elas retratam a rodovia, tendo ao fundo a montanha “Mestre Álvaro”.

Números do empreendimento – O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 km de extensão, foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.
Ao todo foram construídas sete interseções com viadutos ao longo da rodovia, que possibilitarão a entrada e saída de veículos, cruzamento da pista em segurança e retorno. As pistas principais receberam pavimento do tipo rígido (concreto) e as alças das interseções pavimento do tipo flexível (asfalto).

Ao longo da construção foram movimentados cerca de 5.000.000 m3 de terra, solo mole e rocha nos serviços de terraplenagem. Foram produzidos e aplicados cerca de 200.000 m3 de concreto na construção do pavimento rígido, vias elevadas, viadutos, dispositivos de drenagem e outros. Foram cravadas cerca de 5.000 estacas com profundidades de até 50 m e fabricados e montados mais de 40.000 elementos estruturais pré-moldados de concreto na construção das obras de arte especiais.

Preservação – Ao longo da rodovia ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.

Por: Agência Gov com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)