Uma janela para o futuro

POR EDUARDO LEITE
Quando viajamos a Madri no segundo semestre de 2021 e o governo do Rio Grande do Sul conseguiu fechar o acordo que trouxe o South Summit para Porto Alegre, sabíamos que estávamos dando um passo ousado, mas era necessário. Trazer para a capital gaúcha um dos maiores eventos de inovação do mundo iria nos conectar com uma plataforma global de negócios capaz de nos transportar para um estágio avançado. Fizemos mais do que isso: não só trouxemos o evento, como o mantivemos até 2027.

Estamos construindo uma história incrível neste tema. Como o Rio Grande do Sul colocou a inovação no centro da sua estratégia de desenvolvimento, agora contamos com um canal privilegiado e efervescente como o South Summit para nos impulsionar ainda mais. Por ele, o ecossistema local encontra um caminho de crescimento organizado e sustentável, multiplicando oportunidades a partir do fomento articulado às startups.

É notório que o Rio Grande do Sul já colhe os frutos, há alguns anos, da decisão de apostar na inovação. Não à toa, somos considerados o Estado mais inovador do Brasil. Conquistamos o posto por dois anos consecutivos (2021 e 2022), eleitos pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O número de startups aqui também cresce vertiginosamente, mais de 70% apenas em 2022.

Entre as razões para o crescimento, certamente está a interiorização de políticas públicas de inovação, por meio do programa Inova RS. Mapeamos o Estado em oito ecossistemas regionais, como uma estratégia de dividir os esforços para multiplicar resultados, garantindo que as iniciativas cheguem de forma equilibrada a todo o território gaúcho.

Nesta segunda edição, o governo do Estado esteve presente com inúmeros lançamentos, atividades e projetos, de diversas secretarias, todas elas comprometidas com a causa da inovação. Destaco dois deles porque são representativos do conjunto das nossas ações. O HackaTchê envolveu estudantes e professores da rede estadual de ensino, mobilizando ideias em torno de uma competição salutar no ambiente da escola, um dos locais em que mais precisamos estimular a criatividade, o empreendedorismo e o uso de tecnologias.

Também lançamos a Rede RS Startup, coordenada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, que promoverá interação e trocas de experiências entre startups, com foco em proporcionar melhores condições no desenvolvimento dos negócios. Cabe ao governo justamente este papel de inspirar e articular, de aproximar e conectar atores e produtos, promovendo a circulação de ideias e culturas, com o intuito de acelerar a obtenção de resultados. São dois exemplos, entre tantas outras iniciativas.

O desafio, agora, é continuar ampliando os horizontes e tratar a inovação não apenas em sua dimensão tecnológica. Temos que induzi-la como um meio para desenvolver outras dimensões prioritárias da vida coletiva do nosso Estado, entre elas a educação. Afinal, são investimentos que se revertem em mais qualidade de vida. Esse é o nosso objetivo maior e, certamente, é a janela que o South Summit abre em direção ao futuro.

Governador do Estado do Rio Grande do Sul