Governo inaugura Central de Monitoramento Eletrônico em Caxias do Sul

O governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (9/10), o novo prédio do Centro Integrado de Operações (CIOp) de Caxias do Sul, que funcionará como uma grande central de inteligência em segurança pública, reunindo os serviços de videomonitoramento e cercamento eletrônico do município. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite e dos secretários da Segurança Pública, Sandro Caron, e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, também participou do evento.

O videomonitoramento permite a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzido de operadores. O sistema monitora imagens em espaços públicos a fim de inibir situações de risco. Já o cercamento eletrônico identifica placas veiculares com o objetivo de coibir a prática de crimes, como o furto e o roubo de veículos.

Durante a inauguração, Leite afirmou que o novo centro faz parte de um conjunto de medidas de enfrentamento à criminalidade. “Fizemos investimentos em tecnologia, viaturas, armamentos e até fardamentos para os policiais. Era muito importante que Caxias do Sul, segunda maior cidade do Estado, tivesse uma estrutura como essa. É um investimento em tecnologia e em estrutura física que vai potencializar tudo isso que já estamos fazendo”, ressaltou.

Por meio de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado e o município, a central será utilizada, conjuntamente, por órgãos municipais, estaduais e federais para o compartilhamento e a integração das informações.

Leite em close. Ele está em pé atrás de um púlpito falando ao microfone para as pessoas que assistiam à inauguração do Centro de Monitoramento de Caxias do Sul. Podem ser vistas, à esquerda, quatro pessoas que compuseram a mesa. Elas estão desfocadas na imagem.
“Era muito importante que Caxias do Sul, segunda maior cidade do Estado, tivesse uma estrutura como essa”, disse Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Esse centro simboliza a integração das forças de segurança, fator muito importante para a redução dos indicadores criminais, beneficiando a população caxiense”, afirmou Caron.

Denominado anteriormente Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o espaço funcionava no prédio da Polícia Civil. Agora, fica no centro da cidade e ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados.

A estrutura conta com 15 estações de trabalho, painel com 10 monitores de 55 polegadas, sala para atendimento do telefone 190 da Brigada Militar, operação do telefone 118 da fiscalização de trânsito e do 153 da Guarda Municipal e estacionamento para viaturas, entre outros serviços relacionados à segurança pública.

A unidade possui 275 câmeras de monitoramento de alta qualidade e capacidade de aproximação a centenas de metros de distância. São 150 câmeras fixas e 51 móveis (que permitem captação com maior riqueza de detalhes), além de 74 com reconhecimento de placas de veículos.

No local, devem atuar cerca de 30 profissionais, entre policiais civis e militares, guardas municipais e fiscais de trânsito. Além disso, haverá estações disponíveis para as Polícias Federal, Penal e Rodoviária Federal.

Caxias do Sul integra a rede do programa RS Seguro. O Executivo estadual investiu cerca de R$ 700 mil na aquisição do mobiliário do CIOp. Já a estrutura física do prédio e os recursos tecnológicos foram viabilizados com investimentos do município.

Eduardo Leite visita a sala do Centro de Monitoramento de Caxias do Sul. Ele está ao fundo e a direita acompanhado de diversa pessoas. À esquerda da imagem há uma grade tela onde se vê movimentação de carros em ruas diferentes. Há ainda duas grande bancadas com computadores e três homens a sentados diante de três desses computadores.
Central será utilizada por órgãos municipais, estaduais e federais para o compartilhamento de informações – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Segurança no município

Ao longo do ano, o governo do Estado já realizou diversas entregas em Caxias do Sul na área da segurança pública. Apenas em 2023, foram entregues duas viaturas para a Brigada Militar, uma para o Corpo de Bombeiros Militar e quatro para a Polícia Civil. Atualmente, o município conta com um efetivo de aproximadamente 750 servidores entre as três instituições.

No que se refere a indicadores criminais, Caxias do Sul registrou queda no roubo de veículos em 2023. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas 159 ocorrências – 21% a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Essas medidas, somadas à inauguração do CIOp, visam aumentar a segurança na cidade, qualificando o atendimento às demandas sociais.

Palestra na CIC de Caxias do Sul

Antes da inauguração do CIOp de Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite participou de uma reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do chefe de Gabinete, Euclides Neto.

Em sua palestra, o governador falou sobre os avanços ocorridos no Estado nos últimos anos, as reformas administrativa e tributária e a retomada de investimentos públicos com recursos próprios. Ele destacou as melhorias proporcionadas em Caxias do Sul, especialmente por meio do Programa Avançar.

Além disso, Leite lembrou os esforços para a reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes do mês de setembro, ressaltando a colaboração e solidariedade das cidades da Serra gaúcha.

Texto: Anna Emília Soares/Ascom SSP e Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom