South Summit Brazil 2024 supera edições anteriores e reconhece startup gaúcha entre as vencedoras

Correalizado pelo governo do Estado, o South Summit Brazil (SSB) 2024 se despediu do público nesta sexta-feira (22/3). No histórico Cais Mauá, o Rio Grande do Sul fixou sua âncora nas bases da inovação e do empreendedorismo. A solenidade de encerramento celebrou os resultados desta edição e anunciou uma startup gaúcha entre as cinco vencedoras da Competição de Startups.

De Porto Alegre, a healthtech Ostera ganhou na categoria Mais Escalável. A startup conta com recursos do governo do Estado para o desenvolvimento de seu projeto. Os aportes foram destinados por meio de editais e programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), demonstrando a importância do investimento do Executivo estadual para o crescimento do ecossistema de inovação. Durante a solenidade, também foi anunciada a data da próxima edição, que ocorrerá entre 9 e 11 de abril de 2025.

Neste ano, o evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. Na edição anterior, foram 123 bilhões de dólares.

Usando boné e uma calça vermelha  diferente das cores sóbrias habituais , o governador Eduardo Leite chegou à solenidade demonstrando alegria e entusiasmo. Leite disse que as cores são para se aproximar da felicidade emanada pela fundadora do South Summit na Espanha, Maria Benjumea, que, em todas as edições brasileiras, usa trajes com as cores vermelho e amarelo, em homenagem à bandeira de seu país.

Leite falou em inglês e em portunhol, saudando os visitantes, e depois em português, comemorando mais uma edição bem-sucedida. “Tivemos um evento com a periferia, com as grandes empresas, os grandes estudos de investimento, os alunos, as nossas redes de ensino, o poder público, todos circulando e interagindo, e assim gerando ganhos para todos. Ninguém sai desse South Summit como entrou, porque todas as interações que aqui aconteceram certamente tocaram a alma, o coração e a mente de cada um. Saímos todos muito maiores e melhores”, discursou Leite no Arena Stage, principal palco do evento.

Leite também atribuiu o sucesso à colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. E, ao fim de sua fala, adiantou a data da próxima edição, que ocorrerá em Porto Alegre, entre 9 e 11 de abril de 2025. O South Summit Brazil será realizado na capital gaúcha até 2027.

Para Leite, sucesso do evento passa pela colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil
Para Leite, sucesso do evento passa pela colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil – Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, destacou a magnitude do evento e disse que, nesta edição, o encontro se consolidou, efetivamente, de alcance global. “Representa, na prática, nosso propósito, que é conectar atores e gerar uma grande variedade de negócios. Essa rua de 1 quilômetro de extensão faz as pessoas se encontrarem: as startups, os investidores, o grande palestrante e o grande empresário. Esse ambiente cria uma energia que só vivendo para conseguir entender” afirmou.

Dirigindo-se ao governador Eduardo Leite, Maria Benjumea manifestou seu agradecimento. “Esta iniciativa é sua e este é o Estado da inovação, em que todos trabalham juntos. Só com essa união é possível que tenhamos esta maravilha de South Summit, que desenvolve negócios que beneficiam, cada vez mais, toda a sociedade. Este é um sonho que se tornou realidade. É maravilhoso ver como, juntos, criamos esta comunidade. Isto já é realidade: posicionar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul no mapa mundial”, declarou. O fechamento também contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

O SSB 2024 recebeu mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups – que não entraram na disputa.

Competição de Startups 2024

Na Competição de Startups, além da gaúcha Ostera, foram anunciados mais quatro campeãs. Três são do Brasil e uma do Chile. A Cromai, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo (SP), foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida a Mais Inovadora. E a PhageLab do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Marcelo Kervalt/Secom Foto: Mauricio Tonetto